FTP


FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (Portugal: conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na Internet.

Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo. O FTP (RFC 959) é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP. É o padrão da pilha TCP/IP para transferir arquivos, é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operacional e transfere arquivos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos mesmos.

Você pode usar FTP em dois modos: passivo e ativo. Geralmente, a escolha de modo passivo ou ativo é feita para determinar de quem será o problema com o firewall. Na verdade, você precisará suportar ambos para deixar seus usuários contentes.

Modo Ativo

Quando um usuário se conecta ao servidor FTP remoto e solicita informações ou um arquivo, o servidor FTP abre uma nova conexão com o cliente para transferir os dados. Essa é a chamada conexão de dados.

Para iniciar, o cliente FTP escolhe uma porta aleatória para receber a conexão de dados. O cliente envia o número da porta escolhida para o servidor FTP e fica esperando uma conexão nessa porta. Então o servidor FTP inicia a conexão com o endereço do cliente na porta escolhida e transfere os dados.

Isso se torna um problema para usuários atrás de um gateway NAT tentando se conectar a servidores FTP. Por causa da forma como NAT funciona, o servidor FTP inicializa a conexão de dados se conectando ao endereço externo do gateway NAT na porta escolhida. A máquina fazendo NAT receberá o pedido, mas como não possui mapeamento para o pacote na tabela de estado, descartará o pacote sem entregá-lo ao cliente.

Modo Passivo

O cliente pede ao servidor que escolha uma porta aleatória para ouvir esperando a conexão de dados. O servidor informa ao cliente a porta escolhida e o cliente se conecta na porta para transferir os dados.


Como usar:


ftp SERVIDOR
Alguns comandos:

cd <diretório> - muda de diretório
dir - lista diretório
get <arquivo> - recupera arquivo remoto
put <arquivo> - armazena arquivo na máquina remota


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/File_Transfer_Protocol




Comentários

Copyright © 2018 Anderson Bravo
www.andersonbravo.com.br
anderson@andersonbravo.com.br