Principais protocolos de rede


DHCP: oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP.

DNS: atua resolvendo o nome do domínio de um host para seu endereço IP correspondente. O DNS Reverso resolve o endereço IP, buscando o nome de domínio associado ao host.

HTTP: protocolo usado para a distribuição e recuperação de informação. A troca de informações entre um browser e umb servidor Web é toda feita através dele. Define uma forma de conversação no estilo pedido-resposta entre um cliente (o browser) e um servidor ( Web) (porta 8080).

HTTPS: implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais (porta 443). É utilizado como por exemplo no caso de compras online.

IMAP: é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico onde as mensagens ficam armazenadas no servidor. Permite o compartilhamento de caixas postais entre usuários membros de um grupo de trabalho. Além disso, é possível efetuar pesquisas por mensagens. O número de mensagens possível de se armazenar depende do espaço limite que nos é atribuído para a caixa de correio.

ICMP: protocolo de entrega de mensagem. É utilizado para fornecer relatórios de erros, como por exemplo um pacote IP não consegue chegar ao seu destino.

POP: é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de coreio eletrônico e permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletronico possam ser transferidas para um computador local utilizando um cliente de email por exemplo (porta 110).

SMTP: é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet (porta 25).

SSH: é, simultaneamente, um programa e um protocolo de rede que permite a conexão com outro computador de forma a executar comandos de uma unidade remota. Possui as mesmas funcionalidades do telnet, com a vantagem da conexão entre o cliente e o servidor ser criptografada.

Telnet: é um protocolo cliente-servidor de comunicações usado para permitir a comunicação sentre computadores ligados numa rede. É um protocolo de login remoto.




Comentários

Copyright © 2018 Anderson Bravo
www.andersonbravo.com.br
anderson@andersonbravo.com.br