Samba X Windows


O Windows, a partir do Vista, utiliza por padrão o sistema de autenticação NTLMv2 para acesso a compartilhamentos de arquivos.

O NTLMv2 é usado desde o Windows NT 4, embora tenha sofrido diversas modificações ao longo do tempo. As versões anteriores do Windows, incluindo o 2000 e o XP também suportam o NTLMv2, mas permitem o uso do sistema anterior (o NTLM), caso interlocutor não ofereça suporte a ele.

Versões antigas do Samba, anteriores ao 3.0.21 (incluindo todas as versões da série 2.xx), assim como diversos modelos de NASes e outros dispositivos de rede suportam apenas o sistema NTLM antigo. Como nos Windows a partir do Vista ele vem desativado por padrão, as máquinas simplesmente não conseguem conversar com eles.

No caso dos servidores Linux, a solução é atualizar para uma versão mais atual do Samba que ofereça suporte ao NTLMv2. No caso dos dispositivos de rede, uma solução pode ser atualizar o firmware para uma versão superior, caso disponível. Outra solução é alterar a configuração das máquinas Windows, de forma que elas se comportem como as versões anteriores do Windows, permitindo o uso do protocolo NTLM quando necessário.

• Configurando em um Windows versão inglês:

1) Acesse: 'Start -> Administrative Tools -> Local Security Policy -> Local Policies -> Security Options -> Network security: LAN Manager authentication level'

2) Selecione a opção 'Send LM & NTLM - use NTLMv2 session security negotiated'.

• Configurando em um Windows versão português:

1) Acesse: 'Iniciar -> Ferramentas Administrativas -> Diretiva de Segurança Local -> Diretivas Locais -> Opções de Segurança -> Segurança de rede: nível de autenticação LAN Manager'

2) Selecione a opção 'Enviar LM e NTLM - usar segurança da sessão NTLMv2, se negociada'.


Com isso o problema é resolvido e o Vista passa a acessar compartilhamentos em todos os dispositivos da rede, assim como nas versões anteriores do Windows.




Fonte: http://www.hardware.com.br/dicas/samba-windows-vista.html




Comentários

Copyright © 2018 Anderson Bravo
www.andersonbravo.com.br
anderson@andersonbravo.com.br